segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Recordes de Elvis Presley.

Elvis Presley foi considerado pela história como o rei do rock. Tudo isso devido ao seu talento e pioneirismo. Elvis foi o maior vendedor de discos de todos os tempos, ultrapassando a marca de 1 bilhão desde os anos 80. Por sua carreira ter sido preenchida por vários marcos, a sua obra ainda hoje se mantém intacta e distinta. Ele é detentor de um infindável número de sucessos, tanto em relação as canções como em álbuns por todo o planeta, sendo apontado como o detentor do maior número de sucessos conferidos a um artista popular.

Eleições e Pesquisas.

Grandes Americanos da História
  • Em uma eleição que foi considerada histórica e que foi realizada pelo site e maior grupo de comunicação do mundo, a AOL elegeu os maiores estadunidenses da história americana, Elvis na votação ficou em 8º lugar. Ele ficou em oitavo entre os maiores americanos de todos os tempos em todas as áreas, além de ter sido o 5º do século XX e o 1º dentre os artistas.

A classificação final foi a seguinte:

Posição Nome
Ronald Reagan
Abraham Lincoln
Martin Luther King, Jr.
George Washington
Benjamin Franklin
George W. Bush
Bill Clinton
Elvis Presley
Oprah Winfrey
10º Franklin D. Roosevelt


Os maiores do Reino Unido
  • Elvis está no topo da lista de artistas mais bem sucedidos na historia da música britânica, de acordo com o Guiness Book Of Records. A classificação é feita pelo número de semanas em que as gravações do artista permaneceram nas paradas de sucesso de 1952 até 2005. Elvis tem um larga vantagem sobre o segundo colocado, Cliff Richard.
Posição Nome Nº de semanas até 2005
Elvis Presley 2,463
Cliff Richard 1,972
The Beatles 1,749
Queen 1,725
Madonna 1,653
Elton John 1,615
The Shadows 1,578
Michael Jackson 1,477
David Bowie 1,459
10º U2 1,402

Recorde de Audiência na Televisão.

Em 1973 Elvis realizou um especial de televisão que marcou a história das telecomunicações, chamado de Aloha From Hawaii, sendo transmitido por Satélite para mais de 40 países ao redor do globo. Para se ter uma idéia, na Coréia e em Hong Kong, a audiência foi de 70%, e nas Filipinas, foi de incríveis 90%. Mais de um bilhão e meio de espectadores assistiram ao show no mundo inteiro, e posteriormente os Estados Unidos, em Abril, gerando tantos espectadores no país que hoje ainda detêm a maior audiência Americana, com mais de 50% das televisões sintonizadas no especial. A ida do Homem à Lua era até então o maior sucesso de audiência, sendo quebrado por Elvis Presley.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Detalhes sobre a Cronologia da vida de Elvis Presley

1935 - Nasce em Tupelo, Mississippi (EUA), Elvis Aaron Presley, filho de Vernon e Gladys Presley, no dia 8 de janeiro. Ele teve um irmão gêmeo, Jessie Garon, que nasceu morto.1946 - Elvis ganha seu primeiro violão.

1948 - A família Presley muda-se para Memphis.1953 - Elvis grava duas canções, "My Happiness" e "That's When Your Heartaches Begin", por US$ 4, e dá o disco de presente para sua mãe.

1954 - Em janeiro, volta ao estúdio para fazer outras gravações. O dono do estúdio, Sam Phillips, surpreende-se com o talento de Elvis e o chama para gravar a canção "Without You". O cantor grava seu primeiro compacto pela Sun Records, uma versão de "That's All Right", e passa a se apresentar em pequenos clubes. Em outubro, Elvis se apresenta pela primeira vez no programa de rádio "Louisiana Hayride". No mês seguinte, assina com o programa um contrato de um ano, para apresentações aos sábados. Durante esse perído, Elvis conhece o promotor e empresário de artistas country, "Colonel" Tom Parker, que o acompanharia por grande parte de sua carreira.

1955 - Em agosto, Elvis assina um contrato com a empresa do cantor country Hank Snow e de Tom Parker. O "Colonel" passa a ser seu empresário. Em novembro, Elvis assina com a gravadora RCA, que compra os direitos de seus cinco singles lançados pela Sun e também o material inédito gravado pelo selo. O valor total de US$40 mil pago pela RCA é mais alto até então. A editora Elvis Presley Music é criada para cuidar dos direitos das canções de Elvis.
1955. Ao mesmo tempo em que continua sua carreira de ator, assina um contrato para se apresentar no International Hotel, em Las Vegas, por quatro semanas. Os shows geram seu primeiro disco ao vivo, "Elvis in Person at the International Hotel", lançado em 70. O compacto "Suspicious Minds" sai em setembro de 69. Pela primeira vez, desde 62, Elvis chega ao primeiro lugar da parada de compactos. Em novembro estréia nos cinemas "Change of Habit", seu último longa-metragem como ator.

1956 - Elvis faz sua primeira gravação nos estúdios da RCA, em janeiro. No mesmo mês, sai o compacto com "Heartbreak Hotel" e "I Was The One", que vende 300 mil cópias em três semanas. No dia seguinte ao lançamento do single, Elvis e seu grupo participam pela primeira vez de um programa de TV, o "Stage Show" da rede CBS. Seu primeiro álbum, "Elvis Presley", é lançado em março. O disco lidera por 10 semanas a parada pop da Billboard e vende mais de 1 milhão de cópias. Em agosto começam as filmagens de seu primeiro longa, "Love Me Tender", que estréia nos cinemas em novembro.

1957 - Em março, Elvis compra a mansão Graceland, para onde se muda em abril com seus pais e a avó paterna. No mesmo mês, apresenta-se pela primeira vez fora dos EUA, no Canadá. Seu segundo filme, "Loving You" estréia em julho. "Jailhouse Rock", seu terceiro longa, é lançado em outubro, em Memphis. Em dezembro de 57, Elvis é oficialmente recrutado pelo exército norte-americano.

1958 - Entra para o exército em março. Em junho, durante sua primeira folga, faz sua última gravação até 1960, quando deixa a vida militar. Um mês depois, seu quarto filme, "King Creole", estréia nos cinemas. O longa é um sucesso e a performance de Elvis recebe ótimas críticas. Sua mãe, Gladys, morre em 14 de agosto, aos 46 anos. No final do ano Elvis é transferido para uma base americana na Alemanha, onde ficará por 18 meses.

1959 - Em novembro, conhece, na Alemanha, Priscilla Ann Beaulieu, filha de um Capitão americano também transferido para o país.

1960 - Elvis deixa o exército em março e volta para Memphis. Grava algumas canções que serão lançadas no disco "Elvis is Back!". Em julho seu pai se casa com Davada Stanley. Seu quinto filme, "GI Blues", estréia em novembro. Sua trilha sonora fica por 111 semanas na parada de sucessos. Em dezembro, seu filme seguinte, "Flaming Star", chega aos cinemas. Por trazer poucas canções, o filme não atinge o mesmo sucesso dos anteriores.

1961 - O cantor vai para o Havai, onde se apresenta ao vivo e começa a filmar "Blue Hawaii". Seu novo filme, "Wild in The Country", estréia e divide a crítica. "Blue Hawaii" é lançado no final de novembro e faz grande sucesso. Um dos clássicos do repertório do cantor, "Can't Help Falling in Love", faz parte da trilha sonora do filme.

1962 - Elvis lança três novos filmes, "Follow That Dream", "Kid Galahad" e "Girls! Girls! Girls!". Em dezembro, Priscilla Beaulieu visita Elvis nos EUA. Ela passa o Natal em Graceland e se muda para a casa no início do ano seguinte.

1963 - Elvis passa parte do ano nos estúdios cinematográficos, trabalhando em novos filmes. Seu 13º, "Fun in Acapulco", é lançado em novembro, com grande sucesso. O cantor continua a gravar e lançar discos, especialmente trilhas sonoras.

1964 - Considerado um de seus piores filmes, "Kissin Cousins" estréia em março. Em contrapartida, "Viva Las Vegas", lançado em junho, é considerado um dos melhores de Elvis no período. Continua a filmar e a lançar discos durante o ano.

1965 - Em agosto, recebe a visita dos Beatles em sua casa na Califórnia. Durante as horas que passam juntos, chegam a fazer uma jam session.

1966 - Elvis pede Priscilla em casamento em dezembro.

1967 - Em março, lança seu segundo álbum de músicas religiosas, "How Great Thou Art". O disco rende à Elvis seu primeiro Grammy, como melhor disco religioso. Casa-se com Priscilla em 1º de maio, em Las Vegas. No final do mês, fazem outra cerimônia, em Graceland, para os que não puderam ir até Las Vegas. Continua a filmar e a gravar. Um dos filmes lançados é "Clambake".

1968 - Em 1º de fevereiro nesce a filha de Elvis e Priscilla, Lisa Marie Presley. Este ano marca o "renascimento" da carreira de Elvis, que dava sinais de desgaste. O especial de TV "68 Comeback", que foi ao ar em dezembro, é sucesso de público e crítica, e dá novo ânimo à sua carreira.

1969 - Elvis volta a gravar em Memphis, pela primeira vez desde

1970 - Volta a se apresentar em Las Vegas. Sua primeira turnê desde 1957 acontece entre 9 e 14 de setembro, e passa por nove cidades com grande sucesso. No final do ano, estréia nos cinemas o documentário, "Elvis, That's the Way It Is", filmado durante as temporadas de Las Vegas e a recente turnê. Em dezembro, visita o Presidente Richard Nixon, na Casa Branca.

1971 - Entre janeiro e fevereiro, faz uma temporada de um mês em Las Vegas. Descobre que sofre de glaucoma em março e interrompe gravações em Nashville. Dois meses depois, volta ao estúdio. Até o final do ano, Elvis continuará a se apresentar em hotéis de Las Vegas.

1972 - Elvis e Priscilla se separam. Em abril, lança seu segundo disco gospel, "He Touched Me", que ganha outro prêmio Grammy. Em junho faz quatro shows esgotados em Nova York, no Madison Square Garden. Os shows resultam em mais um disco ao vivo, lançado apenas nove dias depois. Em novembro sai o filme "Elvis on Tour", que ganha o Globo de Ouro de melhor documentário.

1973 - Um dos pontos altos da carreira de Elvis acontece em janeiro, quando vai ao ar, ao vivo, para diversos países do mundo, o especial "Elvis: Aloha from Hawaii". O show é assistido por mais de 1 bilhão de pessoas. Em março, Elvis e "Colonel" Parker vendem para a RCA os direitos de todas as suas canções gravadas até então. A trilha do especial de TV é lançada em maio e chega ao primeiro lugar da Billboard. Diversos problemas de saúde afetam Elvis, que é internado em outubro com pneumonia e hepatite, entre outras complicações.

1974 - Elvis volta afazer shows em Memphis, em quatro apresentações lotadas. O disco ao vivo "Elvis Recorded Live on Stage in Memphis" dá ao cantor seu terceiro Grammy, em 75.

1975 - Elvis é hospitalizado novamente no começo do ano. Continua a se apresentar ao vivo e volta ao hospital em setembro. Voa pela primeira vez em seu jato particular, o Lisa Marie.

1976 - Grava, em Graceland, um novo disco, "From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee".

1977 - Em abril é hospitalizado novamente, em Memphis. Se apresenta ao vivo pela última vez no dia 26 de junho, em Indiana. No dia 16 de agosto Elvis morre em Graceland, de parada cardíaca, enquanto descansava antes de viajar para continuar sua turnê. Sua morte é atribuída a overdose de remédios, medicamentos no qual ele tomava periodicamente.

Quem vendeu mais, Elvis Presley, Michael Jackson ou Beatles?

Os órgãos responsáveis pelo cálculo de quanto vende um artista possuem regras acerca de como se somam os números. Bem, Elvis Aaron Presley - > não possui um órgão ( nem mesmo o RIAA ) o qual tenha todos os números considerados, pois as ' faturas ' contendo os números de venda de Elvis se perderam para sempre, em boa parte! Porém, se conduz auditorias, as quais checam a vendagem de Elvis, pelos impostos pagos por álbuns vendidos, é mais confiável, pois coibe fraude das gravadoras ( pois é difícil alguém pagar imposto por álbuns não vendidos!! O número é, pelas auditorias:400 milhões de discos nos EUA, pela RCA ( agora comprada pela SONY BMG )200 milhões de discos a mais nos EUA pela Time Life ( uma apenas de várias outras produtoras que detinham vendas de Elvis )+ 400 milhões ao redor do mundo, pela gravadora de Elvis+ cerca de 200 milhões ao redor do mundo, por outras gravadoras. Neste caso, as mais famosas, não considerando outras várias menores!! TOTALIZANDO, 1 BILHÃO E 200 MILHÕES EM NOSSOS DIAS ATUAIS, ATRAVÉS DE AUDITORIAS FISCAIS, E MAIS MICHAEL JACKSON, AINDA TERÁ QUE PROVAR, POR AUDITORIA, A VENDAGEM DE 750 MILHÕES. NÃO BASTA A GRAVADORA ANUNCIAR. POIS, EM TAIS OCASIÕES, É MUITO COMUM SE EXAGERAR OS NÚMEROS. POR ISTO, A VENDAGEM DE ELVIS TEVE QUE SER CALCULADA POR MÉTODOS MAIS CONFIÁVEIS. CURIOSIDADES: ELVIS AINDA POSSUI CERCA DE 220 ÁLBUMS NÃO CERTIFICADOS NOS EUA ( por ainda não terem atingido um número redondo de 500 mil cópias, 1 milhão, 2 milhões, etc ) + incontáveis discos, como já dissemos, vendidos por outras produtoras que não as suas; os quais JAMAIS foram premiados. Tudo isto, conta nos números acima ) CERTAMENTE, ELVIS É O MAIOR VENDEDOR DE TODOS OS TEMPOS, SENDO QUE CERCA DE 200 MILHÕES DE DISCOS VENDIDOS APENAS 2 ANOS APÓS A SUA MORTE, NÃO ESTÃO CONTADOS ACIMA AINDA, VISTO PROCEDIMENTO NECESSÁRIO DE VERIFICAÇÃO, QUE NÃO TEM DATA PARA TERMINAR. MAS QUE FORA INICIADO, EM VISTA DE PEDIDOS DA BILLBOARD MAGAZINE E ROLLING STONE, HÁ DECADAS ATRÁS - MAS, SENDO PERDIDOS DOCUMENTOS DA RCA E, OUTROS ÓRGÃOS, FICARÁ DIFÍCIL A CONTAGEM FINAL. TAIS PERDAS OCORRERAM PELO TEMPO E, POR OUTROS ÓRGÃOS, MAIS IMPORTANTES NESTAS ÉPOCAS, TEREM AJUDADO NA PREMIAÇÃO DA MÚSICA. APÓS A MORTE DE ELVIS - AS 40 FÁBRICAS DA RCA TRABALHAVAM DIA E NOITE NOS EUA, EUROPA, CANADÁ E ETC, ALUGANDO MAIS FÁBRICAS DE OUTRAS PRODUTORAS PARA VENCER DEMANDA ! !Os Beatles tem dificuldade de provarem 800 milhões de cópias pelos métodos acima descritos. Creio que Michael também o terá! As estimativas de 1 bilhão dos Beatles e 750 milhões de Michael estão no mesmo pé = em afirmativas produtoras da imagem das mesmas. ELVIS, TEVE UMA AUDIÊNCIA DE 1 BILHÃO À 1 BILHÃO E MEIO DE PESSOAS NA PRIMEIRA TRANSMISSÃO VIA SATÉLITE DE UM EVENTO MUNDIAL, O SEU SHOW " ELVIS ALOHA FROM HAWAII ". ELVIS, COM CERTEZA VENDEU BEM MAIS. DE ACORDO COM A CRÍTICA MUNDIAL, AUDITORIAS, EMPRESAS E, REVISTAS COMO A BILLBOARD NAS AFIRMAÇÕES DOS ANOS APÓS A SUA MORTE E, TAL. ELVIS, GRAVOU TODOS OS TIPOS E ESTILOS, O QUE LHE DAVA UM PÚBLICO MAIS CONSUMISTA.THRILLER VENDEU, POR AUDITORIAS DO RIAA = O MAIS IMPORTANTE ÓRGÃO DESTE CANAL, 50 MILHÕES DE CÓPIAS E, NÃO 100.SE PEGARMOS OS VINTE MAIORES SUCESSOS DE ELVIS E, FIZERMOS DOIS DISCOS, CADA UM COM 10 DOS SEUS MAIORES SUCESSOS; CADA DISCO REPRESENTARIA 60 MILHÕES EM VENDA. TOTALIZANDO 120 MILHÕES DE CÓPIAS, OS DOIS DISCOS VENDIDOS JUNTOS.OS 60 MILHÕES DE APENAS UM DELES JÁ SERIA UMA MARCA E TANTO COMO AS MÚSICAS FORAM LANÇADAS SEPARADAMENTE, GERALMENTE EM ' SINGLES ', SEM A PRETENÇÃO DE SE FAZER DOIS ÁLBUNS COM ELAS, ATÉ PORQUE SÃO DE ÉPOCAS DIFERENTES, NÃO SE CONTAM DOIS ÁLBUNS, MAS VÁRIOS; PORÉM, A VENDAGEM DE ELVIS E A SUA COMERCIABILIDADE É INFINITAMENTE MAIOR QUE JACKSON POR DUAS RAZÕES:- ELVIS GRAVOU BLUES,COUNTRY, ROCK, GOSPEL, MÚSICA HAVAINA, DENTRE MAIS, SENDO A SUA MÚSICA MAIS PENETRANTE EM VÁRIAS CAMADAS.SENDO QUE, O CD 30 SUCESSOS NÚMERO 1 ( DE SUCESSOS ALCANÇADOS NOS EUA E INGLATERRA ) LANÇADO EM 2002, JÁ VENDERA QUASE 20 MILHÕES DE CÓPIAS, SOMANDO AINDA MAIS AOS DOIS DISCOS CITADOS ACIMA. CERCA DE, 70 MILHÕES DE CÓPIAS PARA CADA UM, ENTÃO FORA O SEU MAIOR VEÍCULO DE FAMA: OS SEUS FILMES, QUE SOMAM MAIS DE 30, O PRÓPRIO MICHAEL JACKSON, COMO GARTH BROOKS, MADONNA, DENTRE OUTROS, JÁ DISSERAM QUE OS MÉTODOS ACEITOS PELO RIAA PARA A CONTAGEM DE DISCOS É NA VERDADE UMA GENTILEZA, NÃO UMA VERDADE, POIS CONSIDERA APENAS ALGUMAS MANEIRAS, COMO FATURAS EMITIDAS DA VENDA DE DISCOS, CERTO PREÇO NECESSÁRIO PARA QUE SE CONTE UM ÁLBUM COMO VENDIDO, DENTRE MAIS; NÃO SENDO, SEGUNDO ESTES ASTROS, REAL VENDAGEM, MAS TÉCNICA DE CONTAGEM.A CRÍTICA, MASSIVAMENTE, TAMBÉM CONCORDA COM ISTO.A RCA, COMPANHIA DE ELVIS, RECEBIA ENCOMENDAS NO NÚMERO DE 20 MILHÕES DE UNIDADES POR MÊS PARA OS DISCOS DE ELVIS, LOGO APÓS A SUA MORTE. TAL, OCORREU COMO FENÔMENO SEM PRECEDENTES NA HISTÓRIA DA MÚSICA.NÃO SEI PORQUE A IMPRENSA COLOCA QUE JACKSON VENDEU OU VENDERÁ MAIS. ACHO BASTANTE DIFÍCIL ! ! COMO DIGO, GOSTO MUITO DE MICHAEL JACKSON, MAS ELVIS EM VÁRIOS ASPECTOS POSSUIA UM OUTRO APELO E MAIS GERAÇÕES CONSUMINDO UM CATÁLOGO DE MAIS DE 700 MÚSICAS GRAVADAS, NÃO HAVERIA COMO MICHAEL VENDER MAIS SOBRE OS NÚMEROS DE ELVIS, ATÉ HOJE, DOS GRANDE HISTORIADORES E CRÍTICOS MUNDIAIS, APENAS 1 DISCORDARA. REFERINDO-SE À ACADEMIAS MUNDIAS DE PESQUISA HISTÓRICA DA MÚSICA MUNDIAL.SEM FALAR QUE, A INTEGRAÇÃO DA CULTURA BRANCA COM A NEGRA, DE MANEIRA ORIGINAL, A QUAL DERA ESPAÇO AOS MÚSICOS NEGROS E COLOCOU A MÚSICA NEGRA NO MUNDO BRANCO, JÁ SE DEU EM 1954 - 1956, COM UM GAROTO BRANCO, LOIRO ( que pintava seu cabelo de preto ), DE OLHOS AZUIS ( que usava lente de contato escura ) CHAMADO ELVIS ARON PRESLEY.Sinceramente, não entendi porque a mídia disse que Michael fora o maior responsável por esta fusão. Elvis começou muito antes. E, RAY CHARLES, LITTLE RICHARD, CHUCK BERRY, DENTRE DEZENAS, são da época de Elvis.Sem citar que, todos já sabem disto, OBVIAMENTE QUE, UM MÚSICO DO GABARITO DO REI MICHAEL, SENDO NEGRO E, COM TANTO TALENTO, MERECE TAMBÉM O TÍTULO. SEM SOMBRA DE DÚVIDA ALGUMA, PELA FANTÁSTICA CRIAÇÃO QUE FEZ.

Fonte(s):
BILLBOARD INTERNATIONAL
ROLLING STONE MAGAZINE, DENTRE MAIS, SENDO BOA PARTE DA PESQUISA, EM EDITORIAIS DA ÉPOCA DE ELVIS OU PÓSTUMA.

Alguns dados sobre a carreira de Elvis Aaron Presley

MEMPHIS, Estados-Unidos, 12 Ago 2007 (AFP) - Com mais de 1 bilhão de discos vendidos, Elvis Presley bateu todos os recordes para um artista solo.Veja alguns números que ajudam a resumir a grandiosidade da carreira do cantor.

150: o número de álbuns e de singles que foram certificados "disco de ouro", "disco de platina" ou "disco de multiplatina" gravados pela Recording Industry Association of America.

149: o número de canções de Elvis que entraram na classificação dos 100 melhores títulos dos Estados-Unidos.

31: o número de filmes nos quais Elvis teve o papel principal.

40: o número de países nos quais seu concerto em 1973 "Elvis - Aloha from Hawaii" foi retransmitido por satélite. A audiência mundial foi estimada em 1,5 bilhão de pessoas, mais pessoas do que na transmissão dos primeiros passos do homem à lua.

625: o número de fã-clubes de Elvis em 45 países.

85.000: o número estimado de imitadores de Elvis no mundo.

600.000: o número de pessoas que se encontram a cada ano em peregrinação em Graceland. A casa onde Elvis Presley morou durante 20 anos foi classificada como monumento histórico em 2006.

48 milhões: a quantia ganha pela "Elvis Presley Enterprises" em 2006.

500 milhões: o número de selos comemorativos à imagem de Elvis impressos pelos correios americanos. Mais de 1,2 milhão de pessoas votaram para escolher a imagem entre duas possíveis: uma de Elvis nos anos 1950 em jovem roqueiro e uma tirada no momento de seu concerto "Aloha from Hawaii" em 1973. Acabaram escolhendo a primeira.

Fonte:
14/08/2007 - 09h05
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u319833.shtml